COMO USAR?

Acredite!! é mais simples do que você imagina!

COMO COLOCAR?

coletor-menstrual

  • Faça sempre a higiene das mãos e do coletor, antes de utiliza-lo. (fig. 1)
  • Para facilitar a colocação, dobre-o em formato de “U”. (figs. 2 e 3)
  • Encontre uma posição na qual se sinta confortável, com os músculos da vagina relaxados (Pode ser agachada, sentada no vaso sanitário, em pé, com uma das pernas apoiadas…) e insira o CicloLivre começando pela parte arredondada. Coloque-o na direção horizontal (na direção do ânus). (figs. 4 e 5)
  • Após introduzido, gire-o levemente para que fique bem acomodado e se desdobre completamente, fazendo a vedação completa necessária para o uso correto. (fig. 6)

A presença do coletor não deverá ser percebida quando inserido corretamente. Caso sinta algum desconforto, pode ser que ele não esteja bem posicionado. Gire-o mais um pouco, puxando levemente para que ache a posição correta.

Obs.: Quando inserido completamente, o coletor ficará acomodado dentro da vagina a aproximadamente 1 cm da entrada e não tão internamente como um absorvente interno, o que facilita a sua retirada na hora da higiene. Veja a figura abaixo.

posicao_coletor

Sugestões de dobras:

copo-coletor-menstrual-ecologico-importado-831301-MLB20293896666_052015-O

COMO RETIRAR?

Para retirar, basta puxar levemente a haste do CicloLivre apertando suavemente a base até desfazer o vácuo criado pelo coletor. Você verá que o sangue ficará todo armazenado no copinho, não fazendo sujeira durante a remoção.

Após remover, esvazie no vaso sanitário, lave o coletor com água e sabão neutro, enxágue bem e já estará pronto para ser utilizado novamente. Esse processo deverá ser repetido de 2 a 3 vezes ao dia, ou de acordo com a intensidade do seu fluxo.

Caso esteja em um banheiro público, a dica é levar uma garrafinha de água na bolsa para fazer o enxague, deixando para lavar com sabão neutro durante a próxima troca, quando estiver em um ambiente mais apropriado. Você também pode utilizar papel higiênico ou lenços umedecidos.

Dica: Caso esteja tendo alguma dificuldade na hora da retirada, experimente ficar de cócoras (agachada), e relaxe os músculos da vagina. Isso ajudará bastante no processo.