DICAS / DÚVIDAS

DICAS

coletores1Para colocar:

Caso perceba que o coletor não esteja bem posicionado e por esse motivo cause algum incômodo ou vazamento, experimente fazer um movimento de agachamento para que encontre a posição correta e se ajuste ao seu corpo. Outra opção é passar o dedo em volta do coletor, quando já estiver inserido, para verificar se está totalmente desdobrado.

Sugestões de dobras:

copo-coletor-menstrual-ecologico-importado-831301-MLB20293896666_052015-O

Uso:

A haste do seu coletor CicloLivre tem a função de te auxiliar na hora da remoção para limpeza. Algumas mulheres podem sentir algum desconforto e preferirem corta-la parcialmente ou remove-la por completo. Não há nenhum problema nesse procedimento, mas caso opte por alguma dessas soluções, tome cuidado apenas para não cortar muito rente e perfurar o corpo do coletor.

Limpeza:

  1. Adicionar uma colher de bicarbonato de sódio na água, eliminará fungos e bactérias mais efetivamente e clareará possíveis manchas.
  2. Para a higiene em locais públicos, recomendamos levar uma garrafinha de água na bolsa para lavar seu coletor CicloLivre durante a limpeza.

DÚVIDAS

Perguntas frequentes sobre o uso do coletor

Sim, mas lembre-se de respeitar o período máximo de 12 horas de uso contínuo.

Sim. Inclusive, é mais indicado do que os absorventes internos, pois sua capacidade de retenção é muito maior.

Não. A intensidade do fluxo alterará apenas o intervalo com que você deverá esvaziar o coletor.

Não. Você nem lembrará que está utilizando o coletor CicloLivre. Caso sinta algum desconforto, pode ser que ele não esteja bem posicionado. Gire-o mais um pouco, puxando levemente para que ache a posição correta. Você pode também passar o dedo em volta do coletor, quando ele estiver introduzido, para que se certifique de que está completamente desdobrado e acomodado na posição correta.

Se o coletor estiver corretamente posicionado, o ideal é que não fique nada para fora. A função da haste é auxiliar na colocação e remoção, mas caso esteja incomodando, você poderá cortar algum excesso ou, em alguns casos, retira-la completamente, tomando o cuidado para não perfurar o coletor.

Utilize uma tesoura afiada e corte o cabinho, depois você pode lixar ou ir aparando para que fique arredondado e não venha a machucar.

Sim, desde que seja um lubrificante à base de água (KY gel, por exemplo). Qualquer outro tipo de Lubrificante poderá danificar o silicone.

Essa é uma visão equivocada de quem ainda não experimentou usar o CicloLivre. Você ficará surpresa em descobrir como ele é prático e higiênico. Por ser posicionado perto da entrada da vagina, e não tão fundo como os absorventes internos, a remoção é bem mais simples e limpa, não havendo nenhum contato com o sangue.

Para lavar também é muito prático, pois o sangue se desprenderá facilmente do silicone, tornando a limpeza muito fácil.

Se colocado corretamente o CicloLivre é confiável e não vaza. A escolha correta do tamanho, a introdução na posição correta e a verificação de que está totalmente desdobrado, são fatores que devem ser observados para garantir total segurança. O coletor deve ser posicionado mais próximo a entrada da vagina, inserido na horizontal (em direção do ânus) e não na vertical para cima como se faz ao inserir absorventes internos.

posicao_coletor

Algumas mulheres demoram um ou dois ciclos para pegarem a prática de como colocar e remover, mas assim que isso acontece, não é necessário usar absorvente externo como proteção extra, você vai fazer isso em segundos!

O sangue, por sí só, não possui mal cheiro. Isso só acontece quando entra em contato com o ar. Em absorventes externos, principalmente, pode haver odores desagradáveis por conta do sangue exposto misturado a outras substâncias como o suor.

Isso depende principalmente da intensidade do seu fluxo. Durante os primeiros dias de uso, você perceberá com mais clareza a quantidade de sangue que costuma eliminar durante os seus ciclos. Normalmente a troca é feita de 3 a 4 vezes ao dia. Caso perceba que o volume do seu fluxo é pequeno, aumente o intervalo entre as trocas até chegar ao ideal.

Não recomendamos o uso do coletor para mulheres que ainda não iniciaram a sua vida sexual, pois pode provocar o rompimento do hímen, caso seja esse o conceito de virgindade para você. Por outro lado,  se você se sentir a vontade para usar, opte pelo tamanho menor (S) e siga as dicas de uso, normalmente. O coletor pode ser usado por mulheres de todas as idades

Ainda com dúvidas?