COMO HIGIENIZAR?

Durante o ciclo é suficiente lavar seu coletor menstrual apenas com água, mas pode ser usado também sabonete neutro ou íntimo, sempre que possível, enxaguando bem antes de usá-lo novamente.

Sempre, no início e no fim do seu período menstrual, o coletor deverá ser esterilizado. A esterilização do seu CicloLivre pode ser feita da seguinte forma:

ESTERILIZAÇÃO

Com água fervente, na panela.

Em uma panela, adicione água suficiente para cobrir o coletor, de forma que não fique ar dentro do mesmo. São recomendadas panelas esmaltadas, ou de vidro temperado, por não liberarem metais contaminantes e não possibilitarem a proliferação de bactérias.

Após a fervura da água, mantenha o coletor por 5 minutos (o tempo pode ser aumentado para 8 ou 10 minutos para eliminar organismos mais resistentes). Retire da água com uma pinça, para não correr o risco de se queimar ou espere a água esfriar. Deixe secar bem antes de guardar.

Com água fervente, no microondas.

copo

A fervura pode ser feita também no microondas, porém nesse caso é necessário recipiente específico para evitar explosões causadas pela pressão do vapor. Para facilitar, recomendamos utilizar um copo grande, de vidro ou outro recipiente que permita cobrir o coletor com água suficiente para que o fique submerso. Observe ainda que o recipiente não poderá estar totalmente cheio, pois transbordará quando começar a ferver. Não ultrapasse o limite de 3/4 de sua capacidade. Ajuste o tempo em 5 minutos e aguarde até o final. Ao terminar, deixe esfriar um pouco, ainda dentro do microondas, para evitar queimaduras na hora de retira-lo, ou faça isso com muito cuidado.

ATENÇÃO:

Nunca feche completamente os recipientes durante a fervura no microondas!

Não guarde seu coletor em sacolas plásticas ou recipientes hermeticamente fechados, pois se estiverem úmidos, poderão propiciar o aparecimento de fungos se ficarem um longo período sem uso. Utilize sempre a sacolinha de tecido original ou de algodão que permita a circulação de ar e não junte umidade.

 DICAS IMPORTANTES:

Para a higiene em locais públicos, recomendamos levar uma garrafinha de água na bolsa para lavar seu coletor CicloLivre durante a limpeza.

Adicionar uma colher de bicarbonato de sódio na água, eliminará fungos e bactérias mais efetivamente e clareará possíveis manchas.

Outros métodos para desinfecção do CicloLivre:

Caso não seja possível a fervura, utilize álcool isopropílico 10 volumes, que não danifica o material. Para isso, utilize um lenço ou algodão e depois enxágüe para retirar possíveis resíduos.

Outras opções são:

  • solução de 97% de água e 3% de cloro. (deixar de molho por cerca de 10 minutos)
  • solução de 90% de água e 10% de vinagre.(deixar de molho por 15 minutos)

LEMBRE-SE!

Sempre faça um bom enxágüe após a limpeza. Não utilize álcool comum na esterilização, pois pode provocar o ressecamento do material.